segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sexualidade



O artigo A sexualidade na educação infantil, de Virginia Georg Schindhelm, publicado na Revista Aleph, reflete sobre a sexualidade das crianças no contexto escolar, questionando: é possível pensarmos na sexualidade infantil como aquela sobre a qual não se pode falar e também não se pode ver?


Criança e sexualidade são instituições sociais ligadas a práticas  relacionais e modos de educação, que caminham e convivem juntas sob influências do meio cultural.

Segundo Foucault (1977), nos últimos séculos, ao contrário de uma sistemática repressão sexual, o que ocorreu foi uma produção massiva sobre o sexo. Uma proliferação de discursos de diferentes áreas (medicina, pedagogia, psiquiatria, etc.) incorporaram a sexualidade como objeto de análise. As relações de poder, a regulação, então, passam a se projetar sobre o corpo, sobre o prazer e suas manifestações. Neste contexto, a sexualidade infantil é também alvo dos discursos, principalmente da pedagogia.

Na escola é bastante comum as crianças receberem pressões para se comportarem de acordo com os estereótipos sexuais considerados como próprios para meninos e meninas. 

Fonte: www.uff.br/revistaleph



Leia o artigo na íntegra AQUI


Confira!
Revista Sexa! Sexo como linguagem, da coleção Coletiv@ 2013.