quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Brincadeira é coisa séria!



É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou adulto fruem sua liberdade de criação. 





Foto: www.ebc.com.br



No estudo A importância do brincar e do brinquedo para as crianças de três a quatro anos na Educação Infantil, de Jaqueline da Silva Lima, da Universidade Veiga de Almeida, é abordado a relevância do ato de brincar no desenvolvimento da criança, elucidando que na brincadeira o sujeito exercita-se cognitivamente, socialmente e efetivamente.



Sem a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo.

Brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano, na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação.


Segundo Vygotsky, a criança vivencia a experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que é, na realidade, fator de grande importância  no seu desenvolvimento. Brincando a criança elabora hipóteses para a resolução dos problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade.

Brincar é um ato tão espontâneo e natural para a criança quanto comer, dormir, andar ou falar. Basta observar um bebê nas diferentes fases de seu crescimento para confirmar tal fato: logo que descobre as próprias mãos, brincar com elas; a descoberta dos pés é outro brinquedo fascinante; diverte-se com a voz quando balbucia os primeiros sons; cospe a chupeta ou o alimento vezes  seguidas; atira, incansavelmente, um objeto ao chão, desafiando a paciência de quem o apanha; levanta-se  e torna a cair entretendo-se com isto; pula sem parar; corre sem se cansar.
       
É  brincando que a criança conhece a si e ao mundo: quando  mexe com as mãos e os pés, segura a chupeta ou um brinquedo, seja levando-os à boca, sacudindo ou atirando-os longe, vai descobrindo suas próprias possibilidades  e conhecendo os elementos do mundo exterior através da comparação de suas características, tais como, macio, duro, leve, pesado, grande, pequeno, áspero, liso.

Fonte: pedagogiaemfoco.pro.br



Quer ler o artigo na íntegra? AQUI