sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Friedrich Froebel


Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo.
Friedrich Froebel 




A reportagem Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas, publicada na Revista Nova Escola, aborda questões sobre a educação infantil, de técnicas educacionais utilizadas na contemporaneidade.  O alemão Froebel, criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações, pois acreditava que o aprendizado dependia dos interesses de cada um e se fazia por meio da prática. As técnicas utilizadas até hoje na Educação Infantil devem muito a Froebel.



Friedrich Froebel


Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros.

Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança - e essa ideia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. 

Fonte: revistaescola.abril.com.br


Leia a matéria AQUI

          
         Mais!