sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vamos ler?



Foto: www.nouniversodaliteratura.com


A aprendizagem no sistema Montessori, de um certo modo, já implicada nos exercícios com o “Alfabeto Móvel”, é, não obstante, uma aquisição que vem depois da escrita. Nos exercícios de escrita a criança é levada a interpretar mecanicamente os sons das letras, compondo a palavra. Mesmo podendo o aprendiz “ler” a palavra por ele composta – para Montessori, esse exercício não pode ser considerado como leitura propriamente dita. Para ela, só se pode falar em leitura quando o aprendiz recebe a ideia transmitida pelas palavras escritas (que ele não compôs). Ou seja, entenda o que leu.
Fonte: www.bercariobebeaba.com.br


O artigo A importância da leitura dos contos de fadas na educação infantil, de Ana Maria da Silva, publicado no Portal da Educação, aborda a relevância da literatura infantil no processo de aprendizagem das crianças.


Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres.

Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos. É uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história.

Dessa forma, a leitura dos contos de fadas na Educação Infantil faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam. 
Fonte: www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/30151


Continue lendo AQUI

Confira!
Literar: revista sobre a literatura infantil na escola, da coleção Coletiv@ 2013.  Não se esqueça de passar no Cantinho dos Livros.