quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Material dourado no ensino da matemática


No artigo Maria Montessori e a criação do material dourado como instrumento metodológico para o ensino de matemática nos anos iniciais da escolarização, de Sandra Albano da Silva e João André Amorim de Araujo, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, tem como objeto de discussão o material dourado no ensino de matemática na educação básica.  


Montessori desenvolveu o material dourado a partir de contas, criando uma espécie de colar em que as crianças realizavam as operações. Mais tarde, com objetivo de aprimorar o instrumento didático, que por ser constituído de componentes que não eram totalmente semelhantes uns aos outros, causava noções imprecisas de algumas propriedades como a potenciação e radiciação.

A repetição de exercícios com o material dourado é necessária e faz com que o aluno aprimore a sua atenção, se envolva mais com a situação didática e assim acesse em maior quantidade o objetivo que o exercício propõe. Essa repetição de uso aflora algo de grande importância que Maria Montessori considera a “Pedra de Toque” de sua proposta: a observação; e seja esta, por parte do professor - que redimensiona sua mediação através dos resultados obtidos pelo aluno, focando para o seu crescimento; ou por parte do próprio aluno- que aguça a sua capacidade de análise e de síntese e de construção de conceitos. 

Fonte: www.uems.br



Quer ler o artigo na íntegra? AQUI

Conheça mais sobre o material dourado AQUI

Veja também: Vamos Brincar